Ave Maris Stella história
O hino Ave Maris Stella (Ave, estrela do mar), tem uma origem difícil de precisar, como muitas orações medievais muito antigas. Foi muito popular na Idade Média e usado em muitas composições dessa época. As primeiras notícias sobre esse texto remontam ao século VIII. O autor da poesia teria sido São Venâncio Fortunato (530-609), bispo de Poitiers, a quem atribui-se também o Pange Lingua Gloriosi Proelium Certaminis (Canta, minha língua, o glorioso combate) que serviu de inspiração para o hino eucarístico Pange Lingua Gloriosi Corporis Mysterium (Canta, minha língua, o glorioso mistério da Hóstia) de São Tomás de Aquino. A poesia apresenta Nossa Senhora como Estrela do Mar, dado que este é o significado do nome hebraico Myriam, do qual o nome Maria é a variante latina.
Na liturgia tridentina, o Ave Maris Stella foi designado como Hino do Comum das Vésperas de Nossa Senhora, para ser usada, portanto, em festas como as da Purificação (2 de fevereiro), Anunciação (25 de março), Assunção (15 de agosto), Natividade (8 de setembro), Maternidade (11 de outubro) e Conceição (8 de dezembro).
Para nos consagrar a Virgem Maria, São Luís Maria nos ensina a pedir o desapego do espírito do mundo.
No início da preparação para a consagração total a Nossa Senhora, São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos ensina que devemos nos desapegar do espírito do mundo, que é contrário ao Espírito de Jesus Cristo (cf. TVD 227). As pessoas que vão se consagrar ou renovar a consagração no dia 08 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, devem iniciar os 30 dias de orações preparatórias no dia 08 de novembro. As orações de preparação próprias para a consagração ou renovação estão indicadas no “Tratado” (TVD 227-233).
Conforme nos indica o Santo, os doze primeiros dias (de 08 a 19/11) serão aplicados para nos esvaziar do “espírito do mundo, contrário ao de Jesus Cristo” (TVD 227). As orações diárias durante estes doze dias são as seguintes: “Veni, Creator Spiritus” (Vinde, Espírito Criador) e “Ave Maris Stela” (Ave Estrela do Mar). Caso falhemos algum dia, não deixemos de fazer a consagração, pois estas somente nos ajudam a nos preparar interiormente.
Comentários
Postar um comentário
Causa Nostra Leaticia